segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SEMIFINAIS COM TERCEIRÕES

Acabaram as vagas nesta fase do Me Pule!
As semifinais entre as turmas do terceiro ano do ensino médio (terceirões) já estão definidas:

1ºSemifinal (24 de setembro): EEM PROF. MARIA DA GLORIA V. DE FARIA (BIGUAÇU) X SIMÃO JOSÉ HESS (FPOLIS)

2ºSemifinal (8 de outubro): PRESIDENTE ROOSEVELT (FPOLIS) X PROF. ELOISA MARIA PRAZERES DE FARIA (BIGUAÇU)

As datas das semifinais poderão estar sujeitas à alteração.
Inscreva a sua escola para a 4º fase do Me Pule, basta mandar um e-mail para mepule@tvbv.com.br ou pelo telefone: (048)3239-1023
QUEM MANDA BEM, TÁ NO ME PULE!

2 comentários:

  1. Olá.
    Vim fazer um critica construtiva para vocês.
    Certifiquem-se das informações passadas nas questões.
    Para o colégio Eloisa(Biguaçu) foi feito um pergunta sobre a Belo Monte, a hidrelétrica que será construida no Rio Xingu. A resposta dada foi alternativa
    A-A construção foi liberada.
    Mas a alternativa que foi dada por vocês como certa foi a alternativa
    B- O leilão que definiria quem construiria a hidréletrica foi cancelado.

    Houve o leilão e quem arrematou foi um Consórcio(Chefs e Queiroz Galvão).
    Peço que prestem mais atenção, pois a resposta dada estava correta.

    Obrigada.


    http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/04/entenda-como-sera-hidreletrica-de-belo-monte.html

    ResponderExcluir
  2. Reposta da Produção do Me Pule

    A questão do programa que tratava da Usina de Belo Monte tinha por objeto, ou seja, perguntava sobre a posição da Justiça Federal do Pará em relação ao leilão e não sobre o resultado do leilão. Por isso a alternativa correta era a da decisão que suspendia o leilão. A justiça federal do Pará, de qualquer forma, não tem decisão final que permita (ou não) a construção de Belo Monte.
    Para entender melhor a complicação legal em relação a Belo Monte fica um pequeno resumo e links institucionais para quem tiver interesse:


    1.No dia 19 de abril de 2010, houve suspensão do leilão de Belo Monte, conforme decisão do juiz Antônio Carlos Almeida Campelo que concedeu a liminar a partir de pedido do Ministério Público Federal. O juiz também mandou cancelar a licença prévia da obra e ressalta que a falta de dados sobre o projeto fere o princípio jurídico da precaução (é possível acessar as decisões da Justiça Federal do Pará no site www.pa.trf1.gov.br)

    2.No dia seguinte a essa decisão, 20 de abril, o dia originalmente marcado para o leilão, a justiça cassou a liminar da suspensão, mas o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, disse que os processos judiciais contra a construção da usina não terminariam ali, entrando com novo pedido de suspensão. O pedido é favorável à suspensão, mas o leilão se realiza sem definição legal.

    3.O leilão foi realizado em 10 minutos em plena indefinição de uma nova liminar suspensiva e sem decisão final transitada em julgado.

    4.Por conta da liminar suspensiva em aberto e da decisão da Justiça Federal do Pará o nome do vencedor não pode ser divulgado.

    5.Para tentar dar ares de legalidade a essa novela toda a ANEEL entra com recurso - não mais sobre o leilão – mas sobre a não divulgação do resultado.

    6.Em Brasília, no Tribunal Regional da 1ª. Região, foi dado, em liminar, autorização para divulgar o nome dos vencedores do leilão. Essa decisão não avaliou a legalidade do leilão, apenas o pedido de divulgação dos nomes.

    7.A liminar não é uma decisão que encerra a discussão, por isso sua fragilidade. O processo final não havia sido decidido e, mesmo assim, foi feito os encaminhamentos para o leilão a revelia de uma decisão final.

    8.Para sanar o problema legal o governo federal resolveu o caso através de decreto (http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/8/27/decreto-autoriza-a-exploracao-da-usina-de-belo-monte-pela-empresa-norte-energia).

    Produção Me Pule

    ResponderExcluir